Blogmas '18 | Bolo Rainha for Christmas

By Joana Bonjour - 17:00



 Ler em Português      Read in English

Bonjour! Um dos doces tradicionais das mesas portuguesas no Natal é o bolo rei. Porém, pessoalmente, nunca fui pessoa de gostar deste bolo, principalmente pelas frutas cristalizadas. Então, quando soube que havia bolo rainha apenas com frutos secos tive que experimentar e, como é óbvio, adorei!

Ora, principalmente, desde que o Duarte nasceu, que tenho tentado manter uma alimentação saudável cá em casa. Este ano, fiz a minha pesquisa sobre doces natalícios saudáveis e, eis que me surgiu o blog A Pitada do Pai. Já conhecia, e visitava de vez em quando mas comecei a acompanhar diariamente depois que experimentei várias receitas saudáveis que todos adoravam!
Foi neste blog que vi esta receita do bolo rainha saudável e também de rabanadas saudáveis e estou mega ansiosa por experimentar fazer as rabanadas!

Ingredientes:

⦁ 1 chávena de farinha de aveia
⦁ 1/2 chávena de farinha de amêndoa
⦁ 2 ovos
⦁ 4 colheres de sopa de azeite
⦁ 1/2 laranja - sumo e raspas
⦁ 1/2 limão - sumo e raspas
⦁ 4 tâmaras 
Passas (a gosto)
Pinhões (a gosto)
Amêndoa em palitos
Avelãs
⦁ Uma pitada de sal
Canela em pó
⦁ 2 colheres de café de fermento




Passo a passo:

1. Pre-aqueça o forno a 180⁰C;

2. Numa taça junte os ovos e o azeite e mexa com uma vara de arames;

3. Junte a farinha de aveia, a farinha de amêndoa, os sumos do 1/2 limão e da 1/2 laranja e as raspas;

4. Adicione as tâmaras (eu parti-as em pedaços pequenos), algumas passas, amêndoas em palitos e pinhões. Guardo o que resta para a decoração do bolo;

5. Misture bem e junte a pitada de sal e o fermento. Volte a misturar e deixe o preparado repousar na taça durante 10 minutos;

6. Num tabuleiro e ir ao forno, coloque uma folha de papel vegetal e a massa preparada em forma de mini bolo rainha e decore com as restantes passas, amêndoas em palitos e pinhões.

7. Leve ao forno durante cerca de 10/15 minutos.


Eu adorei este bolo! A única coisa que mudarei numa próxima vez que repita esta receita é a quantidade de sumo de limão porque senti que o bolo ficou um pouquinho ácido devido à quantidade de sumo de limão. Fora isso, estava um cheirinho incrível enquanto o bolo estava no forno. A massa está fofa e não muito seca, muito boa! Sem dúvida que irei repetir esta receita para a véspera ou dia de Natal, mas, até lá, estou muito ansiosa para conseguir experimentar as rabanadas saudáveis que podem também encontrar no blog 'A Pitada do Pai' e quem sabe, daqui a uns dias, também no Bonjour, Janie!




positivity and happiness always!

  • Share:

You Might Also Like

2 Comments

  1. Não sou fã de bolo rainha, mas esse parece-me mesmo delicioso :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Adoro bolo de rainha, esta receita vai dar-me muito jeito.
    Beijinhos:)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar